Revista EletrônicaPetrópolis Gourmet

15/04/2019Petrópolis terá Festa de Portugal em Maio

voltar


As delícias da culinária portuguesa, como o bacalhau, a sardinha, ou os doces, como o pastel de Belém, são só alguns dos destaques do que o público vai encontrar na Festa de Portugal, que acontece em maio, na Casa de Portugal, no Quitandinha. Do dia 10 ao 13, os amantes dessa cultura, que também faz parte da história da cidade, poderão contar não só com restaurante e barraquinhas de comida, como também música ao vivo, inclusive com cantores portugueses, apresentações folclóricas, palestra e missa. A entrada é gratuita.

O evento, realizado pela Casa de Portugal de Petrópolis, conta com o apoio da prefeitura através da Turispetro e do Instituto Municipal de Cultura e Esportes (IMCE). “Além dos colonos alemães, os imigrantes portugueses também têm papel importante na história da nossa cidade”, explica o prefeito Bernardo Rossi.

De acordo com a Casa de Portugal de Petrópolis, a estimativa é que cerca de 1/3 da população da cidade seja de imigrantes e descendentes de portugueses. “Desde o final do século 19 e durante todo o século 20, a imigração portuguesa é muito forte. Podemos perceber isso nas áreas que eles atuaram, como na agricultura, nas padarias, em restaurantes, nas construções, entre outros”, destaca o diretor geral da instituição, Paulo Delgado.

Para celebrar a cultura portuguesa, o evento vai contar com atrações musicais como: Claudio Santos e Amigos; Rio-Lisboa Show e o fadista Ramiro da Maia; João Mossoró; entre outros. Além de apresentações do Rancho Folclórico Armando Lessa e do Veteranos da Casa do Minho. Um dos pontos altos será a culinária, com, por exemplo, almoços típicos portugueses: bacalhau à braz e cozido à portuguesa, além de outros quitutes.

“A expectativa é muito boa para a festa e queremos que o evento seja um grande sucesso, para que seja incluído no calendário oficial da cidade”, frisa o secretário da Turispetro, Marcelo Valente.

Comentários