Patrópolis Gourmet

O Festival

XVII Petrópolis Gourmet 2017

Quase atingindo a maioridade, o evento desse ano é uma retomada as raízes da gastronomia, resgatando o prazer de comer alimentos frescos, respeitando a sazonalidade e com o charme e qualidade que os chefs da região conferem aos pratos.

Restaurantes com menus preparados com ingredientes escolhidos por um Comitê Gastronômico, Chefs renomados em Oficinas Gastronômicas com as últimas tendências sobre Pães, Culinária PANC, Oficinas Kids, Jardim Sensorial com temperos, Mercado Gourmet com delicias da serra e atrações musicais e muito mais!

De Volta às Origens

“De Volta às Origens” é o tema que aguçará a criatividade e ousadia dos chefs no preparo dos menus, compostos por entrada, prato principal e sobremesa, que estarão em destaque nos restaurantes participantes entre os dias 11 e 20 de novembro.

Durante os dez dias do evento, o público poderá conhecer as raízes da gastronomia petropolitana, desde os sabores remotos do período da Estrada Real, passando pela influencia da culinária portuguesa, alemã e italiana, até a cozinha contemporânea.

Comer, Beber e se surpreender! Vivencie essa experiência!

Participe do XVII Petrópolis Gourmet!

Curiosidades

História

Os alemães que aqui chegaram fizeram algumas substituições no dia a dia da alimentação, usando os produtos da terra:

Utilizaram as frutas que tinham no quintal de casa para fazer geleias: jabuticaba, laranja da terra, goiaba;

Trocaram a farinha de trigo por Araruta em seus tradicionais biscoitos, e até hoje eles são muito apreciados;

Como a região não produzia uvas, a família Mayworm, que produz vinhos e licores desde 1845, tem como carro chefe o Vinho licoroso de Laranja;

Era famosa a plantação de pêssegos do Padre Correia, em sua Fazenda em que D. Pedro I se hospedava nas suas idas as Minas Gerais.

Região

A região conhecida como Vale dos Gourmets surge na década de 90, quando atraídos pela excelência dos produtos cultivados na região ( trutas, ervas finas, cogumelos, orgânicos) chefs montam pequenos e charmosos restaurantes, nos vales das regiões de Correas, Araras, Vale Florido, Itaipava e Posse.

Gourmet

Cucas, Coquetes, Caramelos, Brotos e Cervejas artesanais são alguns dos produtos mais procurados pelos turistas que visitam Petrópolis.