Revista EletrônicaPetrópolis Gourmet

13/11/2023Agitos Gastronômicos do Petrópolis Gourmet levam público para degustar pratos especiais na Rua Teresa e Hortomercado Municipal neste sábado

voltar


Um casal carioca trocou o Rio por Petrópolis para estar mais perto dos eventos da cidade, principalmente os de gastronomia. E advinha onde estavam neste sábado (11) de muito calor? No Agito Gastronômico do Petrópolis Gourmet realizado na Rua Teresa. Alex Marques e Silvana Valença, já petropolitanos-raiz depois de um ano e meio radicados aqui, curtiram o Tururuco, prato preparado pelos chefs Adriana Marchese e Néviton Marci, uma iguaria que encheu a rua mais famosa da cidade com um aroma incrível e entregou todo o sabor que prometia. O Agito é um dos programas mais esperados do Petrópolis Gourmet quando o festival vai às ruas interagir com o público e deliciar as pessoas com o talento dos chefs.

 O festival gastronômico, realizado pelo Petrópolis Convention & Visitors Bureau, segue até o dia 26, em 45 restaurantes, bares, delicatessens e cafeterias e tem uma programação intensa de oficinas, palestras e eventos com os chefs. A programação completa do festival que este ano tem o tema “Cozinhando com Afeto: receitas e memórias de família, pode ser conferida no site oficial do evento em www.petropolisgourmet.com.br.

E neste sábado, foi em dose dupla: simultaneamente o Agito Gastronômico aconteceu também no Hortomercado, em Itaipava, com os chefs Cristina Pellegrini, Maurício Soares e Rufina Rosa e Figueiredo preparando uma deliciosa paella de legumes e ‘parando’ o local na hora do almoço para degustar o prato. Com o calor no distrito neste sábado, a paella caiu como uma luva para uma degustação leve e deliciosa. “E o prato foi todo feito com legumes fresquinhos dos produtores aqui do Horto mostrando também nossa rica cultura agricultura e celebrando essa parceria do espaço com o Petrópolis Gourmet”, destacou o chef Maurício Soares.

Alex e Silvana são apaixonados por Petrópolis e decidiram se mudar para a cidade depois que se deram conta que estavam vindo para o município todos os finais de semana. “Adoramos os eventos e decidimos mudar para ficar perto do que a gente ama”, diz Alex. E o casal ficou sabendo do agito em outro evento gastronômico anterior: “foi na oficina que o PC&VB realizou na Serra Serata, em Itaipava, que passamos a acompanhar a chef Adriana Marchese e soubemos da oficina de hoje e corremos pra cá”, conta Silvana. O casal formado pelo profissional de TI e a professora, aprovaram o evento. “Prato delicioso, evento bacana e música boa”, elogia Silvana. 

Outro casal que aproveitou o Agito Gastronômico soube do evento pelos jornais e se programou para estar presente. Apaixonado por gastronomia, o aposentado Oswaldo Bettero, 67 anos a serem completados na próxima semana, tem aproveitado para se arriscar mais na cozinha e brinda a mulher, Solange, com pratos especiais. “Curtindo muito o evento e aproveitando para saber segredos dos chefs e me aprimorar”, conta Oswaldo que aprovou o Tururuco.

“Gente, quem já provou, diga como está o prato”, pedia a chef Adriana Marchese que queria saber se o público aprovou o Tururuco feito com carnes de feijoada, mas com arroz. E foi unanimidade: uma delícia. Veterano em interagir com o público em eventos especiais, o chef Néviton Marci também estava feliz com o retorno do agito e a todo momento parava para contar algum detalhes do modo de fazer do prato. “É muito gratificante esse contato direto e essa troca de energia”, destacou. E o público ainda apreciou o prato curtindo Matheus Phelipe, na voz e violão, que deu um toque ainda mais animado ao evento assim como a degustação da cerveja Colonus, também presente à ação.

“O Petrópolis Gourmet acerta em cheio no impulsionamento do turismo considerando a gastronomia como um importante indutor dos visitantes. O público presente nos agitos desta edição mostra como o prazer da boa mesa atrai as pessoas para vivenciar essa experiência e aprimorar conhecimentos ou apenas degustar”, analisa o presidente do Petrópolis Convention & Visitors Bureau, Samir el Ghaoui.

A programação dos agitos continua no domingo, dia 19, com a ação que promete ser uma experiência única com a presença dos renomados chef Marcio Ricci, curador do evento, e chef Barão, no 2 Vales Restaurante, às 12h. Uma oportunidade imperdível para degustar pratos excepcionais preparados diante do público.

Diretor de Gastronomia do Petrópolis Convention, Múcio Mafacciolli antecipa outro evento imperdível de interação com o público. “É o Chefs na Praça, na terça-feira (14), com mais de 15 chefs preparando um prato especial, gourmet, que será vendido a preço simbólico de R$ 5, com renda revertendo para três entidades assistenciais de Petrópolis. Vai ser também imperdível”, convida.

Petrópolis Gourmet – “Cozinhando com afeto - receitas e memórias de família”

De 10 a 26 de outubro em 45 restaurantes, bares, cafeterias e delicatessens

Oficinas, agitos gastronômicos, desafio dos chefs e muito mais

Programação completa em www.petropolisgourmet.com.br


Comentários