Revista EletrônicaPetrópolis Gourmet

09/12/2019Petrópolis Gourmet abre nesta quarta 06-11 levando a alta gastronomia às ruas e com renomados chefs em oficinas gratuitas

voltar


Considerado um dos oito maiores festivais gastronômicos do país, o Petrópolis Gourmet começa nesta quarta-feira (06.11) com uma programação de dar água na boca. Nesta edição, a 19ª do Petrópolis Gourmet, 43 restaurantes participam com pratos especialmente elaborados para o festival – de 06 a 17 de novembro. A cidade espera 20 mil pessoas em 12 dias e a rede hoteleira, com 118 meios de hospedagem, tem tarifas especiais. O Petrópolis Gourmet tem pratos para todos os gostos e todos os bolsos – com menus iniciando em R$ 48,50.

“A meta é envolver a cidade, os moradores, receber o turista com excelência e consolidar ainda mais o Petrópolis Gourmet como um evento que apresenta mais uma grande qualidade da Cidade Imperial, que é a gastronomia. Por isso, o Petrópolis Gourmet vai estar nas ruas e também nas oficinas que são abertas a quem quiser aprender pratos especiais com chefs renomados. É um clima de celebração das raízes da cidade, com as culinárias alemã, portuguesa e italiana e queremos que todos participem”, destaca Samir El Ghaoui, presidente do Petrópolis Convention e Visitors Bureau, organizador do evento.

E que tal se deliciar com um canelone de javali? É um dos pratos do Petrópolis Gourmet nesta edição. Risoto de shitake e polvo grelhado com batatas ao murro também fazem parte dos menus especiais. E há ainda o tradicional bacalhau espiritual, uma cremosidade sem fim e nomes complicados como sauerbraten com spaetzle, um prato da culinária alemã que é uma carne assada com massa, de comer de joelhos.

E ainda tem os pratos com muitos detalhes e ingredientes como o gnocchi de batata baroa ao molho de grana padano e castanhas de caju tostadas, com medalhão de filé mignon. E conforme vai se falando os detalhes a boca vai enchendo de água.

“A programação do Petrópolis Gourmet, além de saborosa, é uma viagem à cultura da cidade e aos países de sua colonização. É um festival para o paladar, mas também para saborear a história da cidade. Para curtir as atrações do Petrópolis Gourmet e também aproveitar a Cidade Imperial”, destaca o presidente do PC&VB.

E quem pensa que apenas os restaurantes entram nesta programação se engana: o evento leva a alta gastronomia para as ruas. Na Rua Teresa e Praça D. Pedro, chefs vão levar delícias para degustar com o público, são os “Agitos Gastronômicos” e ainda há a chance de aprender receitas especiais nas oficinas com chefs renomados. E todas as oficinas são com entrada franca. Elas acontecem em espaços parceiros do evento, mas é preciso ficar atento às datas e inscrições.

Os chefs, os cardápios, os preços dos pratos do festival e toda programação já confirmada do Petrópolis Gourmet estão na revista eletrônica do evento (www.petropolisgourmet.com.br) e nas redes sociais.

Comentários